sexta-feira, 29 de abril de 2011

Encontro em 11/04/2011 - 7o. Encontro desde 2010


Eliane Fazion dos Santos destacou:

Na revista semanal "sãopaulo", da Folha de São Paulo, na seção classificados, apareceu em Março, pela primeira vez, a cotação salarial para a atividade acompanhante/cuidador de pessoas idosas.

Esse fato, a nosso ver, reflete a crescente demanda por cuidadores profissionais para pessoas que necessitam de auxílio no seu dia a dia. Em nossa atuação profissional estamos acompanhando uma demanda semelhante e crescente, em relação aos cuidadores de pessoas com deficiência e de pessoas idosas com deficiência.

Outra questão colocada diz respeito às dificuldades de se realizar pesquisas nos cadastros específicos de organizações que atendem pessoas com deficiência.



Miriam Susana E. C. Balian da Conceição comparou o movimento de grupos abertos de discussão como os encontros da Rede Atitude e os da Iniciativa de Moradia Assistida que tem uma quantidade variável de participantes com objetivos diversos e de alta especificidade. Pensamos que pequenas ações concretas a partir de cada encontro podem gerar maior identidade entre os participantes e uma participação mais assídua.

Colocando em prática esse último ponto decidimos escrever para a "Revista sãopaulo" da Folha de São Paulo pedindo que a mesma fizesse uma matéria sobre a atividade de cuidadores de pessoas idosas e de pessoas com deficiência.

Outra iniciativa será fazermos contato com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência sugerindo que se faça um cadastro unificado bem organizado e com informações eficientes para melhorar e otimizar a pesquisa dos usuários desse tipo de cadastro. Pode-se tomar por base os cadastros da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), o da Rede Entre Amigos e o Cadastro de Recursos Comunitários da Grande São Paulo (atualizado até 2008 pela Divisão de educação e reabilitação dos Distúrbios da Comunicação DERDIC/PUC-SP.

Acreditamos que as atualizações devam ser de responsabilidade das organizações com datas da atualização e nomes das pessoas responsáveis pelas informações incluídas.

Vamos continuar incentivando a postagem de informações no "Blog", bem como o relatório de nossas reuniões.

Em breve postaremos uma lista de moradias assistidas.

Fernando Ferreira falou sobre o Seminário Básico, "Acompanhamento em Relacionamento, Namoro e Sexualidade de Pessoa com Deficiência.

Enumerou os Objetivos, Valores, Normas e Posturas. E o desfazer de inúmeros tabus e deu exemplos de casos.

Citou os métodos de acompanhamento e diferenças entre cuidadores a acompanhantes.

Finalmente exemplificou algumas das dramatizações que foram criadas para orientação na interação pais e/ou responsáveis com o terapeuta/educador/acompanhante.

Ressaltou a necessidade de que a sexualidade faça parte do que hoje buscamos como melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Observou ainda que uma certa periodicidade e ritmo, uma rotina de Encontros promovem maior participação e assiduidade, de um número crescente de pessoas.

Eliane e Fernando



Nenhum comentário:

Postar um comentário