sexta-feira, 27 de maio de 2011

Relato do Encontro de Maio, 2011


Prezado(a)s amigo(a)s:

Tínhamos previstas a apresentação de novas informações sobre o tema "Moradia Assistida"; apresentação do vídeo de "Camphill Soltane", Pennsylvania, EUA e reflexões sobre a nossa Iniciativa, o futuro próximo e longo prazo.

Cada um dos presentes apresentou-se e falou da entidade a que estavam ligados, seja como familiares, técnicos ou representantes do setor público.

O vídeo já estava no ponto e logo pudemos apreciar as bonitas imagens de "Camphill Soltane".

Em seguida, sem interrupção, houve troca de ideias e impressões, e notícias dos acontecimentos no 3o. Setor e descrições das várias entidades representadas, o que sempre ocorre nos nossos Encontros.

Fernando apresentou algumas questões que nos preocupavam e outras observações. Relembrou o aforismo de Goethe que se encontra no "Blog" e que nos anima a manter a atividade no grupo.

Em outras ocasiões, mostrou a preferência pela nomenclatura “pessoas que necessitam cuidados especiais" em lugar de outras que também são utilizadas por muitos.

Referiu-se a expressões como "companions" EUA; "compagnons" França; acompanhantes, Brasil e a descoberta recente do termo latino "companio = cum panis" ou "aquele com o qual compartilho o pão que me pertence".

Lucia Spera disse que também prefere o termo “especiais”.

Fernando lembrou que o "necessitar de cuidados" remete à nossa consciência individual, que se sente convocada a ajudar, a solidarizar~se; outras expressões denotam uma classificação que coloca um rótulo, para além da nossa pessoa.

A seguir ponderou a importância do trabalho conjunto de pais e técnicos, na formação de moradias existentes e para as que vierem a se formar.

Aqui vemos a existência de um tripé formado por Atendidos, pelos Pais e por Técnicos, tripé que é a base social de um Trabalho consistente e duradouro.

Lucélia F. Noronha, psicóloga, falou da AMAE, moradia assistida em Itapecirica da Serra-SP e da importância da atuação dos técnicos que recentemente promoveram uma viagem ao balneário da cidade de Santos, onde contaram com o excelente apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo e onde sentiram a importancia e o valor da sociabilidade de todos; companheiros e pessoas comuns, que precisam aprender a se comportar frente a a eles.

Luiz Carlos Spera e Lúcia Spera explicaram o funcionamento da moradia assistida "Novo Tempo" de Araçoiaba da Serra e como gostariam de participar mais do dia a dia do filho deles que reside nessa Associação.

Rosa Antunes falou da excelente experiência do seu filho Felipe no "Centro de Convivência Movimento".

Jack de Wit mostrou o vídeo do Instituto Casa do Sol, entidade na qual temos recebido acolhida, desde Agosto de 2010, para os nossos trabalhos e nos oferece, durante os Encontros, um delicioso pão, feito lá mesmo.

Toda esta temática nos remeteu ao Futuro que visualizamos para a nossa Iniciativa.

Fernando Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário